terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O sistema de predição de incêndios "Matash"

O departamento de investigação do Ministério de Segurança Pública, em colaboração com especialistas na área da meteorologia e do comportamento do fogo florestal, desenvolveu uma tecnologia operativa para a predição de incêndios florestais – Matash.
Anualmente, mais de 1000 incêndios afectam o espaço florestal de Israel, o qual ocupa apenas cerca de 7% da superfície total do território, pelo que é de suma importância a sua conservação.
O Sistema “Matash” tem duas componentes principais:
A componente de dados meteorológicos: temperatura, humidade relativa, precipitação, direcção e velocidade do vento. Igualmente integra os dados referentes à topografia, carta de combustíveis e humidade da vegetação.
A segunda componente do sistema é um modelo de propagação do fogo, baseado na topografia, combustíveis e meteorologia.

Incêndio no Monte Carmelo, 2010.
Estas componentes foram desenvolvidas pelo Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR) em conjunto com outros organismos dos EUA, tais como a força aérea e a marinha de guerra, com base no modelo conhecido por “Weather Research Forecast” (WRF).
As duas componentes articulam-se entre si, criando uma imagem única e completa. As condições atmosféricas têm um grande impacto no comportamento do fogo, especialmente o vento e os níveis de humidade da vegetação. No entanto, no caso de comportamentos extremos do fogo – tempestades de fogo (firestorm) – especialmente nos grandes incêndios florestais como o GIF do Monte Carmelo em Dezembro de 2010, o incêndio gerou o seu próprio ambiente, o seu microclima, criando rotas de calor localizadas e pontos quentes.
Um incêndio pode facilmente apresentar extrema intensidade, alcançando mais de 10 000 ºC, fazendo que o ar quente se eleve e crie uma massa de ar que empurra para longe do incêndio, isto é, as tempestades de fogo com origem em comportamentos extremos alimentam os seus próprios incêndios. Nestas condições, muito acima dos 10 000 ºC, a capacidade de extinção é nula.

Sobre o sistema "Matash"

O sistema " Matash " baseia-se em ferramentas e modelos que combinam todas as variáeis essenciais:

  • Mapa de duas dimensões
  • Um modelo tridimensional
  • Mapa dos incêndios potenciais e áreas de alto risco
  • Prognósticos do tempo meteorológico para os próximos 3 dias numa resolução de 1,3 km
  • Predição do comportamento do fogo durante as próximas 6 horas, a cada 30 minutos    
  • Predição do comportamento do fogo durante a próxima hora, com actualização a cada 10 minutos


“Matash” utiliza a tecnologia webgis, baseada no Google Maps e Google Earth, recebendo informação em tempo real sobre as condições na zona e sobre a intensidade do fogo, numa resolução de 1,3 quilómetros quadrados. A informação meteorológica é actualizada 4 vezes por dia.

O sistema recebe dados de posição a partir de informação in loco, criando uma predição do desenvolvimento do incêndio, baseado no meio e nas condições atmosféricas. Conta com um nível de precisão inferior a 50 metros.

Este sistema apoia a tomada de decisão, ao proporcionar dados importantes aos combatentes: velocidade de propagação, intensidade do fogo na cabeça e flancos. Esta informação permite ainda tomar decisões sobre se se deve evacuar um aglomerado populacional, como proceder ao ataque e que recursos devem ser colocados nas diferentes áreas do incêndio.

Next
Mensagem mais recente
Previous
This is the last post.